MENU
Instituições oferecem cursos de especialização em Liturgia
17/02/2016 09:07 em notíciascatolicas.com.br

Os interessados em especialização em Liturgia contam algumas opções de cursos para aprofundar os conhecimentos na ciência da liturgia e apropriação de conceitos importantes da teologia litúrgica fundamental pós-conciliar. A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) realizam formação para padres, seminaristas, religiosos e leigos atuantes na Pastoral Litúrgica.

PUC

O curso da PUC-SP é de Especialização em Liturgia, Ciência e Cultura. Será oferecido aos interessados a “apropriação dos mais importantes conceitos da teologia litúrgica fundamental pós-conciliar”. A formação promove o diálogo entre a ciência litúrgica e algumas ciências humanas, “que são instrumentos valiosos de interpretação do fenômeno celebrativo”, de acordo com as propostas apresentadas pela instituição. Entre os temas que serão abordados estão celebração cristã, sacramentalidade da liturgia, liturgia no mundo urbano, entre outros.

Com o objetivo de proporcionar “pistas práticas de como encaminhar o desafio da inculturação litúrgica diante da pluralidade cultural e do desafio da comunicação moderna”, o curso está divido nos módulos “Liturgia Fundamental”, “Liturgia e Ciências” e “Liturgia e Cultura”. Podem participar padres, seminaristas, religiosos e leigos atuantes na Pastoral Litúrgica.

A formação iniciará em 27 de fevereiro e vai até 26 de junho, com encontros em um sábado e um domingo por mês, de 8h às 18h, no Campus Ipiranga da Universidade. Informações pelo telefone (11) 2065-4600.

Unisal

O curso do Centro Universitário Salesiano é promovido em parceria com o Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard. Com caráter de pós-gradução latu senso, pretende “proporcionar aprofundamento na ciência da liturgia, partindo da realidade cultural, eclesial e litúrgica do Brasil, da América Latina e do Caribe, refletindo sobre esta realidade à luz da Sagrada Escritura e da Tradição, particularmente do Concílio Vaticano II e do Magistério latino-americano e caribenho”. A formação objetiva, assim, “ter uma sólida visão teológica e pastoral da liturgia e contribuir para celebrações autênticas e inculturadas, comprometidas com o crescimento do Reino de Deus”.

A capacitação de liturgistas também é buscada, para que sejam “ao mesmo tempo formadores, preparados para o aprofundamento, a prática e a transmissão teológica, mistagógica e pastoral da liturgia na perspectiva do Concílio Vaticano II”.

O curso acontecerá em três etapas, com a primeira fase em julho deste ano. As outras ocorrerão em julho de 2017 e julho de 2018, todas no campus Pio XI do UNISAL, no alto da Lapa, em São Paulo (SP).

Para mais informações e inscrição, está disponível a página unisal.br/cursos/liturgia. As vagas são limitadas.

Goiânia

Na mesma perspectiva, foi realizada, em Goiânia (GO), a etapa conclusiva do curso de pós-graduação e capacitação em Liturgia promovido pelo Instituto de Filosofia e Teologia em Goiás (IFITEG) em parceria com o núcleo local da Rede de Animação Litúrgica Celebra. Os encontros ocorreram entre os dias 4 e 16 de janeiro e reuniram 17 pessoas de diversos estados do Brasil.

Os conteúdos da teologia litúrgica foram abordados, em três etapas, por meio de um caminho metodológico que integrou teoria e prática, tradição e realidade atual, ritualidade, teologia, espiritualidade e pastoral.

“À luz da renovação proposta pelo Concílio Vaticano II, pelas Conferências da Igreja na América Latina e no Brasil, foi desenvolvida competência no método mistagógico e no exercício dos vários ministérios litúrgicos em coerência com a sacramentalidade e ritualidade da liturgia, capacitando também para o ensino e formação litúrgica”, informaram os participantes e a organização na carta de encerramento do curso.

Por CNBB

COMENTÁRIOS