MENU
Bênção e inauguração do Barco Hospital Papa Francisco acontece neste final de semana
19/08/2019 12:15 em notíciascatolicas.com.br

Após a expedição em Óbidos (PA) e Juruti (PA), o Barco Hospital Papa Francisco será abençoado e inaugurado, em Belém (PA), neste final de semana. No sábado, dia 17, será realizada uma cerimônia em um hotel, na parte da tarde. E às 19h, na Escadinha do Cais do Porto, será realizada a benção do barco com entronização da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A programação ainda prevê missa e ação solidária.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, do bispo de Óbidos e presidente do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bernardo Bahlmann, além de representante da Nunciatura Apostólica no Brasil, monsenhor Massimo Catterin, os bispos auxiliares de Belém, dom Irineu Roman e dom Antônio de Assis Ribeiro, bem como autoridades e apoiadores do Pará e de outras regiões do Brasil.

A Igreja Nossa Senhora do Carmo acolherá missa em ação de graças pela inauguração do barco hospital, na manhã de domingo, dia 18. Ao longo do dia, haverá a “Ação Solidária” no Porto Palmeiraço, também na Cidade Velha, com a presença do Barco Hospital. De acordo com a arquidiocese de Belém, o momento terá assistência à população mais necessitada com diversos atendimentos médicos gratuitos.

Serão atendimentos médicos como clínico geral, neurologia, odontologia, raio-x, mamografia, ultrassonografia, exames laboratoriais, cirurgias de baixa e média complexidade, entretenimento para crianças, atendimentos espirituais. A programação é fruto de uma parceria entre a Fraternidade e Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e a arquidiocese de Belém do Pará e contará com diversos apoiadores dos diversos setores.

Barco hospital

Nascido da provocação do Papa Francisco ao frei Francisco Belotti, da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, ainda em 2013, o barco é a concretização do projeto assumido pelos frades, que prestaram auxílio a dois hospitais que precisavam de ajuda no território da diocese de Óbidos. Após atender ao chamado de missão na Amazônia feito pelo Papa Francisco, os frades puderam conhecer a realidade e pensaram em como levar mais saúde aos ribeirinhos.

“Vendo a necessidade do nosso povo, o abandono do nosso povo no Oeste do estado do Pará e, sobretudo, a fragilidade da saúde na nossa região da Amazônia, o frei teve essa ideia junto comigo de ter um barco hospital”, conta dom Bernardo Bahlmann.

O bispo também explica que os profissionais de saúde farão uma espécie de rodízio para atuar no barco hospital. “Médicos e técnicos se colocam à disposição durante um período”, explica citando os colaboradores da rede de mais de 70 hospitais espalhados pelo Brasil sob os cuidados da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

O barco deve funcionar duas semanas durante o mês nas comunidades e nas outras duas semanas ficará no porto de Óbidos. Serão atendidos no mínimo 12 municípios, ao longo de todo o Rio Amazonas no estado do Pará, iniciando em Juruti, na divisa com o estado do Amazonas seguindo até praticamente o Amapá. “Então não vai trabalhar só na nossa diocese, vai trabalhar também na diocese de Santarém (PA) e talvez em outras dioceses o que ainda vai ser definido melhor”, contou dom Bernardo.

Serão aproximadamente 700 mil pessoas beneficiadas, mais de mil comunidades. Dom Bernardo ainda explica que as chamadas “ambulanchas” vão atender as pessoas em locais de difícil acesso.

A estrutura do barco comportará pequenas cirurgias. Os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais da região, como os hospitais de Alenquer, Óbidos e Juruti os quais são mantidos pela Igreja.

COMENTÁRIOS