MENU
Férias
28/12/2015 10:39 em A12 - Aparecida

     O tempo das férias escolares é, para muitas famílias, época de descanso e lazer para pais e filhos. É também durante esse período que as atividades de lazer para os filhos podem incluir passeios educativos.

    De acordo com psicopedagoga e orientadora educacional Nátalie Rozini as férias podem ser um bom momento para auxiliar na construção e no desenvolvimento dos conteúdos aprendidos na escola. “É possível aproveitar este momento para auxiliar na construção e sistematização dos conteúdos aprendidos na escola, mas é preciso tirar o peso que esta revisão traz, ou seja, o caráter obrigatório. Toda aprendizagem pode e deve oferecer um contexto lúdico, onde a criança possa experimentar na prática o conhecimento. Tudo que a criança vive ela aprende e consegue contextualizar levando essa aprendizagem para a vida toda.”

     A proposta é sugerir atividades que levem a criança ou o adolescente a explorar, descobrir, inventar, com isso, o estímulo para o aprendizado será realizado por meio de uma atividade divertida.

      “Quando aprendemos algo nosso cérebro cria várias sinapses, onde os neurônios fazem ligações entre as informações que já possui e a que está recebendo. Para auxiliar nesta aprendizagem e consequentemente na revisão do que já foi aprendido, os pais devem estimular seus filhos a fazerem essas “ligações”, seja durante um passeio à praia onde os pais podem correlacionar e explorar ao máximo sobre o tempo, a temperatura, a profundidade do mar, trabalhar operações matemáticas relacionadas aos preços dos produtos consumidos, os processos de desenvolvimento da fauna e flora encontrados , desde um passeio ao parque do bairro, a localização da casa, a distância percorrida, o treino da leitura das placas dos comércios locais, a escrita da lista de compras no mercadinho da esquina, ou a compra do sorvete, descreve a orientadora educacional."

     Nátalie explica que com essas pequenas ações é possível incentivar o interesse, contribuir para que relembrem o que aprenderam durante o período escolar a ainda estabelece uma relação de diálogo, parceira e amizade com os pais. “Estas são formas simples, porém muito significativas de se revisar e fixar os conteúdos aprendidos, independente da idade ou nível escolar o que importa na verdade é este diálogo entre pais e filhos e as “ligações” que estes estabelecem juntos entre o conhecimento e meio onde estão, além de ser um excelente exercício de auto estima, onde as crianças terão a oportunidade de expor ao adulto aquilo que já sabem   lhe trazendo uma maior segurança em estar preparado para novas aprendizagens”.

Veja mais algumas sugestões para o estímulo do aprendizado e a diversão durante as férias:

- Teatros;

- Cinemas;

- Museus;

- Bibliotecas;

- Livrarias;

- Aquário;

- Tarde de Jogos de tabuleiro;

- Promova encenações e contações de história.

Toda atividade que estimule a criatividade, o prazer da leitura e a curiosidade são benéficas para qualquer estudante, pontua a psicopedagoga e orientadora educacional.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!