MENU
Confira dias e horários das missas transmitidas pelas emissoras de TV de inspiração católica
29/03/2020 14:27 em notíciascatolicas.com.br

A pandemia do novo coronavírus fez com que uma mudança de hábitos fosse imposta ao povo brasileiro. Em nome da preservação da saúde, do cuidado com o dom da vida, a orientação das autoridades de Saúde acolhidas pela Igreja é que sejam evitadas aglomerações e mantido o isolamento social. Essas medidas impactam, principalmente os mais idosos, na participação da Santa Missa. Na impossibilidade de participação presencial, as celebrações pelos meios de comunicação ganham mais relevância.

Missas nos meios de comunicação

A Pastoral da Comunicação (Pascom-Brasil) fez um levantamento junto às emissoras de televisão de inspiração católica para divulgar dias e horários das missas televisionadas (confira abaixo). Algumas destas emissoras também oferecem a transmissão pela internet.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo José Pinheiro, recorda que há na orientação dos bispos, ao acolher as indicações das autoridades e profissionais da saúde, a dispensa da obrigatoriedade de participar fisicamente das celebrações dominicais nas comunidades. As missas nos meios de comunicação, segundo padre Leonardo, “se tornam, ainda mais neste momento, instrumentos eficazes de ‘reunir’ todos, cada um em suas casas, sobretudo os idosos, em torno da Palavra de Deus”.

Outra forma de estar em oração e em sintonia com a Igreja é por meio da meditação da Liturgia Diária sozinho ou em família: “mas é bom lembrar, sem aglomerações ou sem reunir gente de fora”, destaca padre Leonardo. Neste Tempo da Quaresma, além da liturgia do dia, é possível intensificar a leitura e meditação da Palavra de Deus, o terço e a Via Sacra.

Comunhão Espiritual

“Todos são chamados, mesmo não comungando concretamente como fariam se estivessem nas celebrações, a fazer sua comunhão espiritual, isto é, no momento da comunhão em suas casas unirem seu coração com toda a igreja cultivando no coração o desejo de estar recebendo o corpo do Senhor e juntando sua prece às preces de toda a Igreja, sobretudo para que se supere logo este momento da pandemia que estamos enfrentando. Estaremos assim unidos pela força da fé e pelas ondas dos meios de comunicação”, orienta o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB.

Restrições a aglomerações

Em todo o Brasil, já são oito arquidioceses e 18 dioceses que suspenderam celebrações com massas de fiéis, de modo especial nas regiões Sudeste e Sul. No estado de Santa Catarina, a restrição por ordem governamental atingiu todas as dioceses e a arquidiocese de Florianópolis.

Mesmo sem restrições, regionais, arquidioceses e dioceses do Brasil têm divulgado orientações aos fiéis de como proceder durante a pandemia, além de terem cancelado eventos já marcados.

Emissoras e horários de missas

TV Horizonte
Domingo: 8h e 15h
Segunda a sexta-feira: 9h e 15h
Sábado: 15h

TV Imaculada
Domingo: 7h
Segunda a sábado: 7h

TV Aparecida
Domingo: 8h e 18h (Missa de Aparecida)
Segunda a sexta-feira: 6h45, 9h e 18h (Missa de Aparecida)
Sábado: 6h45 (Missa de Bom Jesus da Lapa) / 9h e 18h (Missa de Aparecida)

TV Evangelizar
Domingo: 08h, 11h e 18h
Segunda, terça e quarta-feira: 07h30, 12h e 16h30
Quinta-feira: 07h30, 12h e 20h
Sexta-feira: 07h30, 12h e 19h
Sábado: 19h

TV Canção Nova
Domingo a Domingo – 7h (Santuário Pai das Misericórdias)
Segunda-feira: 7h (Santuário), 15h30 (Santuário), 19h30 (SP – Paróquia Santa Cândida)
Terça, quarta e sexta-feira: 7h e 20h (Santuário)
Quinta: 7h, 16h30 (Santuário) e 20h (TV CN de Aracaju) [nesta quinta-feira, será às 19h30]

Rede Nazaré
Domingo: 7h, 10h e 18h
Segunda a sexta-feira: 7h, 12h e 18h
Sábado: 9h e 12h

COMENTÁRIOS