MENU
Abrir-se ao horizonte de Deus
08/01/2016 09:11 em notíciascatolicas.com.br

Abrir-se ao horizonte de Deus para encontrar Jesus

No Angelus do Dia de Reis, o Papa iniciou sua reflexão a partir do Evangelho d o dia, cuja narrativa dos Reis Magos, vindos do Oriente a Belém para adorar o Messias, confere à festa da Epifania um fôlego de universalidade.

“Este é o fôlego da Igreja, que deseja que todos os povos da terra possam encontrar Jesus, ter a experiência do Seu amor misericordioso”, reiterou o Papa.

Ao recordar que as figuras dos Reis Magos representavam as diversas culturas que iam ao encontro do recém-nascido Messias, Francisco disse que a Igreja sempre viu neles a imagem de toda a humanidade.

“E com a celebração da Epifania, a Igreja quer quase guiar respeitosamente todos os homens e mulheres deste mundo em direção ao Menino que nasceu para a salvação de todos”, afirmou o Pontífice.

Caminho da Estrela

Ao recordar que na noite de Natal Jesus manifestou-se aos pastores, homens “humildes e desprezados” que “foram os primeiros a levar um pouco de calor àquela fria gruta de Belém”, o Papa disse que Reis Magos e pastores são muito diferentes entre si, mas que têm algo em comum: o céu.

“Os pastores e os Reis Magos nos ensinam que para encontrar Jesus é preciso saber sempre voltar o olhar ao céu, não estar fechado em si mesmo, mas ter o coração e a mente abertos ao horizonte de Deus, que sempre nos surpreende”.

Francisco concluiu sua reflexão usando a metáfora da Estrela de Belém, que é o Evangelho, “luz que nos guia em direção a Cristo”. Por fim, o Papa expressou sua proximidade aos cristãos do Oriente que celebram o Natal do Senhor nesta quinta-feira, dia 7.

Por Rádio Vaticano

COMENTÁRIOS