MENU
Arquidioceses publicam novas orientações para realização de missas com a presença de fiéis
27/04/2020 20:57 em notíciascatolicas.com.br

Em alguns estados do país, os governos já estão anunciando, por meio de decretos, a abertura de igrejas e autorizando as atividades religiosas, porém, com regras de distanciamento e com 30% da capacidade de público. Tendo em vista essa nova realidade, a arquidiocese de Florianópolis (SC), por exemplo, divulgou na terça-feira, 21 de abril, novas orientações aos católicos dos 30 municípios de seu território. Um dos pontos em destaque é que sejam cumpridas com rigor as orientações das autoridades de saúde pública municipais, que podem emitir normas mais restritivas se necessário.

As missas e outras celebrações com a presença de fiéis por lá foram autorizadas, mas com algumas orientações. A lotação máxima de 30% da capacidade da igreja deverá ser respeitada e, além disso, somente as pessoas com máscaras poderão adentrar na igreja e deverão fazer a higienização das mãos com álcool gel 70%. As orientações podem ser lidas (aqui).

Diante das novidades trazidas pelo Decreto do Poder Executivo do Estado de Goiás, a arquidiocese de Goiânia também refletiu sobre a possibilidade. Na ocasião, publicou um decreto autorizando as paróquias que tenham condições de atender às exigências apresentadas pelo Poder Executivo Estadual e Municipal de realizarem celebrações.

A arquidiocese permite que as celebrações sejam feitas no domingo (Goiânia) e também no sábado (outras cidades que permitem dois dias de atividades religiosas na semana), obedecendo alguns critérios. Confira (aqui) as orientações.

A Arquidiocese de Londrina (PR), em consonância com as orientações das autoridades competentes, informou também que, a partir do dia 20 de abril, as secretarias paroquiais retornarão às atividades de forma gradual e as igrejas estarão abertas para oração pessoal e para atendimento individual, mediante o uso de álcool gel, máscara protetora e distanciamento de 2 metros, mas ainda sem as celebrações presenciais e sem aglomeração de pessoas. Confira (aqui) o comunicado.

A arquidiocese de Campo Grande (MS) publicou as novas regras para a realização de atividades religiosas com a presença de público. Dentre as orientações está a possibilidade de as celebrações serem realizadas obedecendo o limite máximo de 30% da capacidade normal de cada igreja. A arquidiocese também deixa claro que é necessário que haja o controle do fluxo de entrada de pessoas e, se formarem filas, deve ser respeitado o distanciamento social (distância mínima de 1,5 metros entre cada duas pessoas). Confira (aqui) as informações.

A Arquidiocese de Maringá (PR) autorizou os padres das paróquias da cidade de Maringá a abrirem as igrejas e secretarias paroquiais. A decisão foi tomada na última terça-feira (14), após deliberação com a prefeitura de Maringá, levando em conta a autorização do governo do Estado do Paraná.

As celebrações com o público e reuniões presenciais ainda não estão autorizadas. As pessoas poderão ir às igrejas para rezar individualmente, sem aglomerações. Atendimentos individuais também estão permitidos. A entrada nas igrejas deverá ser controlada. Todos os templos deverão oferecer álcool em gel e os funcionários das paróquias devem usar máscaras. Leia as orientações (aqui).

Em Governador Valadares (MG), o bispo diocesano comunicou aos fiéis católicos que, a partir de segunda-feira, 20 de abril de 2020, as atividades religiosas voltarão a acontecer, tanto na matriz como nas comunidades, desde que sejam observadas algumas determinações, que podem ser conferidas ().

Em Osório (RS), dom Jaime Pedro Kohl, após reunir na última segunda-feira, 20, o Conselho de Consultores e de Presbíteros, emitiu um novo comunicado tratando principalmente sobre a celebração da Santa Missa com a participação presencial de fiéis. A orientação da diocese para as suas 23 paróquias no Litoral Norte gaúcho, é de que a partir da “flexibilização do poder público, algumas paróquias já iniciaram a possibilitar a participação dos fiéis em modo presencial, respeitando a normativa: não mais de 30 pessoas, distância mínima de 2 metros entre as pessoas, uso de máscaras, ambiente arejado, disponibilização de álcool gel e kit completo de higiene nos banheiros”. Confira (aqui) as orientações.

A Diocese de Caxias do Sul (RS) publicou na tarde de segunda-feira, dia 20, um comunicado oficial sobre a reabertura das igrejas e oratórios para oração pessoal. O comunicado também apresenta as orientações sobre as normas de assepsia e distanciamento. Leia (aqui).

As novas orientações estaduais e municipais a respeito das medidas de prevenção à pandemia do Coronavírus motivaram também a arquidiocese de Passo Fundo (RS) a emitir uma nova nota de orientações e normas quanto à abertura das Igrejas e outras atividades pastorais. No documento, se mantém suspensas as missas com público e, também, as reuniões, catequeses e outras ações. Já as secretarias paroquiais e igrejas podem ser abertas, fora do horário das missas, respeitando os Decretos Municipais. 

COMENTÁRIOS