MENU
Dia Nacional da Juventude
18/10/2016 07:32 em Rede Século 21

No próximo dia 30, a Igreja no Brasil celebra a 30ª edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Neste ano, o evento busca inspiração na encíclica do papa Francisco Laudato Si’, a partir do lema “Vou criar novo céu e nova terra”. “Juventude e Nossa Casa Comum” é o tema escolhido para a ocasião. Apesar de a data do DNJ ser o último domingo do mês de outubro, em diversas paróquias e dioceses o momento já conta com programações agendadas ou eventos realizados, de acordo com a realidade e planejamentos próprios.

 

Petrópolis

 

Na diocese de Petrópolis (RJ), o DNJ aconteceu durante o XXII Adorai, em Guapimirim, no dia 11 de setembro. Durante todo o dia, jovens, famílias e crianças participaram de várias atividades nas tendas, pela manhã, e à tarde, no palco principal, onde aconteceu a missa presidida pelo bispo diocesano, dom Gregório Paixão. Na homilia, o prelado ressaltou a importância do testemunho dos jovens, incentivando-os a continuarem a missão de anunciar e testemunhar Cristo no meio do povo.

 

Jundiaí

 

Em Jundiaí (SP), o DNJ aconteceu no dia 25 de setembro. Houve concentração dos jovens em frente ao Santuário diocesano Senhor Bom Jesus, na cidade de Pirapora do Bom Jesus (SP), onde os participantes passaram pela Porta da Misericórdia e participam de missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, presididas pelo bispo diocesano, dom Vicente Costa. Após a celebração, de volta à Praça do Santuário, houve pregação e momento mariano. A programação ainda contou com parte recreativa.

 

Belo Horizonte

 

A partir da temática proposta para este ano, “Juventude e Nossa Casa Comum”, a arquidiocese de Belo Horizonte (MG) celebra o DNJ desde domingo, dia 8, com as atividades na região episcopal Nossa Senhora da Conceição, que contou com momentos de danças, teatro, apresentações musicais, luau e lanche partilhado. No próximo dia 23, domingo, acontecerá o evento na região Nossa Senhora da Esperança, no Ginásio do Colégio Franciscano Sagrada Família. O Parque de Exposições David Gonçalves Lara, na região episcopal Nossa Senhora Aparecida, receberá os jovens no dia 13 de novembro, para DNJ e o Hallel, com previsão de shows, pregações e celebrações durante todo o dia. Em cada região foi assumido um gesto concreto, como arrecadação de alimentos não-perecíveis.

 

Marabá

 

Na diocese de Marabá (PA), representantes dos Grupos de Jovens, das Pastorais da Juventude, movimentos e serviços que trabalham com a juventude estiveram reunidos. “Foi um momento bonito da juventude celebrar a criação que saiu tão bem das mãos de Deus Criador e defendê-la com todas as forças, sendo os seus administradores, e não donos da mesma, porque o único Senhor é Deus de toda a criação”, partilhou o bispo local, dom Vital Corbellini. Durante o evento, aconteceram miniencontros por temáticas como a missionariedade, a direção vocacional, Maria na obra da criação, a questão indígena, e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). Ao final, houve animação, oração e benção do envio.

 

Cruz Alta

 

O Encontro Diocesano da Juventude, em Cruz Alta (RS), marca as comemorações do DNJ em âmbito local. A intensão é animar a caminhada de evangelização na diocese. A partir da encíclica do papa Francisco, Laudato Si’, serão abordados os temas da pessoa humana no centro da criação; a comunhão universal com a casa comum; a conversão e espiritualidade ecológicas. “O cuidado com a vida, sobretudo a vida humana, da sua concepção até sua morte natural, pela sua sacralidade, é o espírito que perpassa todo encontro”, informa a diocese. O evento será no domingo, dia 30.

 

Acesse o site dos Jovens Conectados, baixe os subsídios do DNJ e acompanhe a realização doseventos por todo o Brasil.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!